O Deus que te chama

“O que você vai ser quando crescer? A pergunta era, e ainda é, feita às crianças. Alguns dos meus amigos queriam ser astronautas, outros desejavam ser bombeiro, eu queria ser o super-homem. Perguntei para o meu filho Davi e ele me respondeu três coisas: “Quero ser um menino que lê livros, quero ser bombeiro e, também, o Batman. 

O que inflama seu coração? O seu trabalho hoje é apaixonante? O que você faz que te dá prazer? Como descobrir o seu chamado? A resposta está nas páginas das escrituras, no livro de Jeremias 1: 4-10 

4 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
5 “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.
6 Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”.
7 O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.
8 Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.
9 O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.
10 Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar”.

Jeremias foi chamado para pregar a um povo de coração duro e obstinado. Ele exerceu seu ministério no período que antecedeu ao cativeiro babilônico e, por muitas vezes, foi mal compreendido e reconhecido como o “profeta Chorão”, mas o choro de Jeremias não se resume ao seu caráter. Ele pode ser chamado nos dias atuas de profeta perseverante, porque, de fato, Jeremias foi um homem de muita fibra moral e espiritual, perseverante, e principalmente um homem de fé.

Mas o que aprendemos com o chamado de Jeremias? 

1 – O Deus que te chama é o Deus que te comissiona. Jeremias era um homem simples, que cuidava da lavoura. Era descendente de uma família sacerdotal e seu chamado crescia como uma tempestade dentro do seu coração, porque o chamado de Deus é irresistível, ele entra em nós e estilhaça nossas defesas, porque quando Deus chama é para mudarmos pessoas, histórias, nações… mudar governos atingir todos os lugares. Todo cristão tem um chamado sim, mas o primeiro é para crer e conhecer Jesus e depois para uma finalidade. Todo chamado envolve pessoas, porque gente precisa de Deus, mas também precisa de gente, precisa de cuidado.

A Escolha de Deus não foi somente para Jeremias, mas para todo cristão. Você não escolheu a Deus foi Ele quem te escolheu.  Em (João 15:16) diz: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. A voz de Deus é clara, mexe com a gente, por isso que alguns falam que é como a voz de muitas águas, como um trovão. É aquela voz que derrubou Saulo, a caminho de Damasco, aquela que deixou trêmulos os joelhos de Habacuque, e que faz com que todo povo caia, com o rosto em terra, diante da Glória da presença. É impossível conhecer a Jesus e sair fazendo coisas, porque primeiro Ele derruba, nos coloca de joelhos, de forma que não conseguimos ficar de pé diante do poder de Deus. Daniel e João desmaiaram diante da presença d´Ele.

Deus te formou no ventre da sua mãe. Você não precisa ter dinheiro, boa situação ou vida perfeita para pregar o Evangelho. Só precisa fazer uma coisa: se dispor. Mas como se colocar à disposição passando por tantas dores? Semeando, chorando, curando pessoas no nome de Jesus… é assim que Ele te chama.

2 – O Deus que te chama te encoraja. Eu costumo dizer que se o seu chamado não te assusta tem alguma coisa errada, porque o chamado de Deus assusta. Ele tira a gente do chão e nos faz andar sobre as águas. A maioria de nós escolheria o caminho mais fácil e mais tranquilo para correr os riscos necessários naquele tempo. O sacerdote tinha uma vida estável em todos os sentidos, mas para ser um profeta de Nações ele teria que depender 100% exclusivamente de Deus.  Ele sabia do tamanho da responsabilidade e da perversidade que estava ao seu redor. Só os nobres pensam como Jeremias, porque tem gente que se acha pronto, ele não, e foi logo apresentando suas objeções diante de Deus. Quer saber como criar coragem? Vá para o secreto, busque a presença, se esconda e se deixe ferir pela palavra. Depois, se apresente ao mundo com poder. Deus escolhe os fracos como instrumentos poderosos para mudar o mundo. Na primeira carta aos Coríntios, Capítulo 1: 27-29 diz: Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.

Ele nos pega, tira todas as nossas mazelas, nos vê como ninguém vê e nos encoraja para as maiores jornadas da vida. Deus é especialista em fazer com que os improváveis mudem o mundo. Só Ele poderia escolher um homem simples como Jeremias para martelar os corações endurecidos. Não tenha medo! Não é sobre você, mas é sobre o espaço que Ele tem para se manifestar através de você. Não é sobre habilidades, é sobre obediência e submissão à vontade de Deus.

3 – O Deus que te chama é o Deus que te sustenta – Nos versos 8, 9 e 10 o Senhor declara que irá livrá-lo e garante consolo para os dias difíceis. A vida cristã não é uma colônia de férias ou uma sala VIP, ao contrário, é um combate sem tréguas. Deus sabia que Jeremias ia pedir a morte, que ele chegaria ao fundo do poço, que teria crises angustiantes, choro… no Capítulo 15 diz que ele viveu na terra dos horrores, mas Deus estava dizendo pra ele: “Eu estou com você”. Ainda que não sinta, perceba ou mesmo que não veja, Deus está com você. É Ele que te sustenta. As crises são a escola de Deus para formar o homem. Somos formados no deserto. Por isso, quer ser aceito? Aprenda a ser rejeitado. Quer crescer? Aprenda a passar pela escola do Anonimato. É na solidão que recebemos as maiores revelações de Deus.  Os Gigantes de Deus são formados nas escolas das adversidades. 

Estamos rumo ao reino dos céus e Deus nos chama para sermos perseverantes, para pregar o evangelho e ganhar pessoas para Jesus. Você vai mudar a terra, mudar pessoas e desistir não é uma opção. Você faz parte de um grande exército de “escolhidos”. Então, arregace as mangas e creia somente, Deus vai te usar. É tudo sobre Ele.

Que Deus te abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *