O feriado do “corpo de Cristo” para os cristãos

Hoje, dia 8 de junho, quinta-feira, é feriado de Corpus Christi, que significa “corpo de Cristo”. A data lembra o ato realizado por Jesus na véspera da sua morte, quando ceou com os seus discípulos, e ao partir o pão e partilhar o vinho, disse: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.” (Lucas 22: 19).

A ocasião histórica está registrada na Bíblia, mas para nós, evangélicos, o dia de Corpus Christi não tem um significado teológico específico, uma vez que essa celebração tem origem no calendário católico e é celebrada em honra ao corpo de Cristo presente na Eucaristia (uma associação à crença da transubstanciação, que significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do Corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagração). Isto significa que acreditam na presença real de Cristo na Eucaristia. Os cristãos também crêem na presença real dEle, mas não na transubstanciação. Como cristãos, também realizamos a Santa Ceia de Jesus mensalmente, por isso, o feriado pode ser visto como um dia comum para os evangélicos, sem uma ênfase especial nas práticas religiosas relacionadas a essa data.

Entretanto, os evangélicos podem escolher utilizar o feriado de Corpus Christi para refletir sobre a importância da fé cristã e do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Também podem aproveitar a oportunidade para dedicar um tempo extra à oração, à leitura da Bíblia e à participação em atividades religiosas. Algumas igrejas evangélicas podem realizar cultos especiais ou eventos temáticos para marcar a ocasião, adaptando-os à sua teologia e enfatizando aspectos da fé cristã, como a importância da morte e ressurreição de Jesus. É válido lembrar que as atitudes e práticas podem variar entre as diferentes denominações e tradições.

Em geral, muitas igrejas evangélicas optam por dar ênfase às principais datas do calendário cristão, como o Natal, a Páscoa e Pentecostes, que têm relevância central em sua teologia e prática. Essas datas são vistas como momentos importantes para refletir sobre os ensinamentos e fundamentos do cristianismo. Portanto, o dia de Corpus Christi pode não ser tão amplamente celebrado ou observado pelos evangélicos, em comparação com essas outras datas.

 Curiosidades sobre Corpus Christi:

A data comemorativa é móvel, mas sempre celebrada numa quinta-feira;

De acordo com a lei, este dia não é considerado feriado nacional, mas um ponto facultativo, o que significa que cabe a cada estado ou município dar ou não aos funcionários o dia de descanso. No caso dos feriados, o descanso é obrigatório.

Sua ocorrência anual é sempre 60 dias após o domingo de Páscoa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *